Cenários importantes para você estar preparado na sua jornada de idiomas.

A preparação é chave para o sucesso, isso é válido para cenários diários em que você vai passar.

Você que estuda línguas já se deparou com situações que são as mesmas da sua língua materna, porém com a diferença de ser em outra língua? Por exemplo: fazer check-in no aeroporto ou comprar um café na lanchonete? O nome disso é Cenário Previsível. E com toda certeza, você deve ter um estudo focado neles! Esse post tem objetivo de dar dicas e enumerar alguns desses cenários.

A primeira dica para quem estudar outra língua é: se prepare! Planeje cada etapa dos seus estudos e inclua diálogos e situações reais. A contextualização facilitará imensamente esse processo.

Falando de contexto, imagine que você está em uma cidade do interior da França, onde toda população fala apenas francês, e o seu celular está sem bateria. Nesse momento você quer tomar um café, mas sem o suporte do Google Translate essa ação parece difícil. Bem, talvez seja complicado, mas se você tivesse estudado em cima do cenário previsível de “pedir algum produto em alguma loja”, essa situação teria tido um final diferente.

Outra dica que você deve seguir é: anote as prováveis situações que você vai passar! Para isso defina qual o propósito da sua ida àquela cidade. Turismo, estudo etc.

A seguir tem uma lista de possíveis cenários em que você pode se deparar. Mas lembre-se tudo varia conforme o seu contexto.

– Se apresentar (de onde você vem, para onde você vai, o que faz da vida, nacionalidade etc.);

– Seu dia a dia (como é a sua vida, estudo, trabalho etc.);

– Quais são seus passatempos e lazeres (o que te faz feliz, o que você não gosta tanto etc.);

– Motivo de estudar tal idioma;

– Histórias que marcou sua vida;

– Ir às compras (como pagar, perguntar se tem um tamanho menor/maior, outra cor etc.);

– Pedir informações sobre o próximo metrô/trem/ônibus;

– Entre outros dos mais variados cenários.

E quem tal você participar de encontros virtuais para facilitar a sua jornada com línguas? Consulte nossa programação de encontros em: https://clubepoliglotabrasil.com.br/encontros-virtuais/

  • Texto revisado por Lincon Fonseca

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *