Jornada Rumo à Fluência: como ter sucesso?

Você quer se tornar fluente em uma ou mais línguas? Antes você precisa saber  como identificar os pontos essenciais nessa jornada.

O sucesso depende unicamente de você, e para isso é necessário que você reformule sobre seus hábitos e decisões pessoais. Criar uma estratégia para se tornar um falante de outra língua é essencial. E esse é o objetivo desse artigo. Por isso seguiremos com as seguintes fases: questionamentos, reflexão e prática.

A princípio pense um pouco sobre o seu objetivo. Para tornar esse processo mais didático por aqui, digamos que ele seja “falar fluentemente inglês”. A sua primeira tarefa é conceituar o “falar fluentemente”: seria desenrolar conversas com fluidez no idioma? Ou falar como um nativo, sem o sotaque brasileiro?

Posteriormente você deve esmiuçar esse seu objetivo. Vale até usar o método do objetivo SMART*.  E podemos ter como exemplo: “falar inglês fluentemente até o final do ano, e utilizando apenas a internet como recurso. ”

Feito isso você terá que partir para a prática – a parte mais longa, precisa, e que te trará os seus resultados, não é mesmo? Bem, tirar um momento para definir quais são os caminhos a serem percorridos é uma tarefa árdua, mas fazendo isso você chega lá! Comece a definir se seu estudo será totalmente autônomo, se haverá grupos de conversação e com quem, se você terá um parceiro (a) de língua, quais os materiais didáticos (livros, vídeos, PDFs, etc) você vai escolher, entre outros. É importante também pensar quais horários da semana você poderia reservar para essas práticas de estudo no idioma, pois sem rotina é difícil chegar lá.

Acho que você percebeu que a todo momento você deve ter a reflexão do seu objetivo, do seu plano e estratégia. Talvez a fórmula do sucesso na jornada de um poliglota seja: refletir sempre + não desistir e ter constância + planejamento e colocar em prática.

* Objetivo SMART à Specifique (Especifico), Mensurable (Mensuravel), Atteignable (Atingivel), Realiste (Realista), e Temporel (Temporal). 

  • Texto revisado por Agatha Franco.

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *