O planejamento que te ajuda no processo de se tornar fluente rápido!

Já fora abordado algumas vezes nesse site a importância do planejamento para os que querem se tornar fluente. Então esse artigo pode entrar em seu acervo de leitura. A proposta aqui é trazer algumas dicas práticas para auxiliar nesse processo de aprendizado de um idioma.

Quando pensamos no processo da fluência, logo vem à cabeça que todas as skills devem ser perfeitas, e sem nenhum gap. Bem… pode-se entender dessa forma, mas assim como tudo na vida, há outros pontos de vistas.

Imagine que você está em um país francófono e você quer comprar um gâteau, se você entregar a mensagem que quer comprar aquele bolo, conseguir pagar e entender o que o vendedor falou… meus parabéns você obteve sucesso nessa situação. Você pode ter sido considerado fluente em francês perante aquele francófono.

Então, a primeira dica prática é:

Crie uma lista de cenários que você tem a certeza de que usará em outro idioma, por exemplo: sua rotina, seus sonhos, sua jornada do aeroporto, em uma cafeteria pedindo um café. Essa é uma prática muito valiosa porque você consegue antecipar tais situações.

Outra dica, prática e extremamente importante é a revisão, com ela você consegue preencher os gaps de compreensão. Pense bem… somos todos seres humanos, temos nossas imperfeições, e mesmo estudando horas por dia, é quase impossível nós aprendermos 100%. Porém, praticando a revisão, é totalmente possível nós chegarmos nos 90% de uma língua. Lembre-se constância é a chave do sucesso.

Por último, a dica do shadowing! Vem se tornando muito comum atualmente. Em resumo, assim como o nome em inglês indica, basicamente é ser a “sombra” de alguém. Então você deve, simplesmente, imitar algum nativo, tanto na tonalidade quanto nas palavras. Isso… exatamente como você fazia quando criança para “torrar a paciência das pessoas”.

E lembre-se que o Clube Poliglota do Brasil pode te ajudar nesse processo também!

Te convidamos a dar uma olhada na nossa programação de encontros de línguas em: https://clubepoliglotabrasil.com.br/encontros-virtuais/

Esses encontros ocorrem toda semana e totalmente gratuito.

  • Texto revisado por Lincon Fonseca

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *