O processo da entrega efetiva na comunicação

A comunicação é um processo de verdadeira importância nas nossas vidas, e isso se inclui no aprendizado de uma língua. Entretanto, algumas vezes não damos a devida atenção.

Existem duas formas de comunicação: a verbal e não verbal. A primeira abrange a comunicação escrita e a oral, e já a comunicação não verbal ocorre por meio de gestos, sinais sonoros ou expressões físicas/imagens. Ambas as comunicações são simples, mas propicias a falhas.

A partir dessa elucidação rápida dos fatos, é necessário entender que todo esse processo pode ser melhorado, e isso depende unicamente de você!

É de extrema importância ter estratégias e táticas para você ter mecanismos que o ajudem a lidar com estes “gaps” e alcançar os objetivos almejados através da comunicação.

Por isso aqui vai algumas dicas práticas que você pode usar no seu dia a dia para melhorar sua comunicação tanto na sua língua foco quanto na sua língua nativa:

-“Shadowing”, também conhecido por sombreamento. Essa técnica ajuda no trabalho e desenvolve sua pronúncia, ritmo e entonação;

– Leitura de textos na língua estudada, o “reading” é sempre uma boa estratégia, porque temos um aumento de vocabulário e se você assimilar com a leitura em voz alta, seu “speaking” e “pronunciation” “would be improved exponentially”;

– Técnicas de teatro ou de imitação pode ser uma boa;

– Descrever seu dia na língua que esteja estudando, tenha um diário, simples assim;

– Se desafie! Fale com você mesmo em frente do espelho, perceba suas expressões nos detalhes da sua comunicação não verbal e tenha consciência do que pode melhorar.

O ponto essencial nesse processo é: muito cuidado na transmissão da mensagem para não comprometer o entendimento do receptor, em outras palavras… atente-se nos detalhes para que a comunicação seja efetivada!

E uma última dica é praticar sempre, o que pode ser feito conosco. Caso você ainda não conheça nossa página com todos os encontros semanais em diversas línguas, clique em: https://clubepoliglotabrasil.com.br/encontros-virtuais/
Lembre-se é toda semana e totalmente gratuito. C’est parti?

  • Revisado por Lincon Fonseca.

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *