Os desafios do mandarim

Photo by Hanson Lu on Unsplash

dicas de quem está num relacionamento sério e oscilante com um idioma

Como você já deve saber, o mandarim é uma das línguas mais faladas do mundo, capaz de trazer muitos benefícios tanto físicos – faz bem ao cérebro – como profissionais e pessoais. Okay, isso não é novidade, afinal todas as línguas têm mais de um bom motivo para nos fazer desejá-las, e sim, todas fazem bem à saúde.
Minha história com o mandarim começou quando, por curiosidade, decidi baixar um aplicativo cujo mascote (como a famosa coruja verde, que representa uma ideia, um produto) era muito fofo. Pois é, se você quiser vender apps, pense no visual, é muito importante. Não só comemos pelos olhos como também somos atraídos, e no meu caso, a estudar um idioma que nunca, nunquinha, pensei que faria parte da minha vida. Sempre quis, sim, conhecer a China, sempre apreciei a sua cultura rica e milenar, mas agradeço até hoje por ter tido o ímpeto de começar algo tão desafiador por causa de um bonequinho dentuço.
Não sou fluente em mandarim, não sei quando poderei dizer que sou, mas sigo o meu caminho pelos ideogramas e tons, com expectativas mas também sem me cobrar pelos atos falhos, afinal a maior falha seria desistir.
Trago a vocês alguns materiais que uso nos meus estudos e recomendo. Espero que eles te ajudem, se assim for de sua vontade, afinal talvez você só esteja lendo isso aqui por curiosidade, né?
Como não acho que estou apta para definir se os materiais são para quem está em nível básico, intermediário ou avançado, deixarei ao seu critério. Boa parte do material está em inglês mas ao final do post você verá que há também na nossa língua linda: português brasileiro.

Podcasts & Canais no YouTube

Mandarin Monkey – É um podcast em mandarim/inglês que embora não acompanhe muito, acho que não pode ficar de fora da lista.
Disponíveis no Youtube, Soundcloud, Spotify (e talvez em outras plataformas que não acesso)
https://soundcloud.com/mandarin-monkey

Popup Chinese – Também em mandarim/inglês é um podcast curto mas muito útil! Não tem mais desculpa pra não estudar, hein? Com áudios breves que explicam algum diálogo em aproximadamente cinco minutos, eles conquistaram meu coração e entraram pro meu Top10.
Obs: exige cadastro gratuito.
http://popupchinese.com/

Mandarin Corner – EU AMO, esse aqui eu amo pra valer! As entrevistas, os vídeos com vocabulário dividido por nível HSK… É sucesso! Não esqueça de se cadastrar também no site deles e se puder fazer uma doação. O trabalho deles é muito precioso.
https://www.youtube.com/channel/UC2fAiRQHRQT9aj9P_ijYeow

Shuoshuo Chinese & Grace Mandarin Chinese – Essas duas professoras explicam tudo direitinho, uma mais quietinha, outra mais extrovertida, mas ambas muito legais. Aprendo muito com elas principalmente porque as duas também têm seus dilemas ao estudar outro idioma, o inglês. Adoro quando os professores sabem como nos sentimos ao aprender um idioma novo.
https://www.youtube.com/channel/UC_Aiv9xguPQxZ6msnNoz3HQ
https://www.youtube.com/channel/UCC_fdR7zZ_5SU–xuOrEdKw

Everyday Chinese – Esse aqui tem muitas professoras e vídeos variados. É ótimo para praticar listening e estudar pontos gramaticais, assim como os já citados.
https://www.youtube.com/channel/UCSXriUqkzZmAQklQ0N9XFVw

Blogs e sites

Hacking Chinese – Eu não poderia deixar de mencionar esse trabalho incrível e minucioso. É o meu refúgio quando sinto que preciso de dicas, que preciso de desafios ou aumentar meus conhecimentos não só sobre o mandarim mas sobre como estudar a língua de maneira efetiva.
https://www.hackingchinese.com/

Chinese Boost & Chinese Grammar Wiki – Na hora que aquela dúvida gramatical bate é a esses aqui que eu recorro. É bom mantê-los entre os favoritos do navegador. E por falar em navegador, não esqueça de usar uma extensão popup leitor de Hanzi no seu, hein?Ah, e antes que me esqueça, não deixe de usar o app Pleco, um dicionário ma-ra-vi-lho-so!
https://www.chineseboost.com/blog/
https://resources.allsetlearning.com/chinese/grammar/


Daily ZhongwenLast, but not least, esse aqui é meu xodó por causa do seu foco nos Hanzi (caracteres chineses), frases com palavras usadas no HSK, estudo de radicais… Enfim, é um prato cheio pra quem quer aprender mandarim. Não esqueça de checar o canal no YouTube também.
https://www.dailyzhongwen.com/
https://www.youtube.com/channel/UCJo9fLlf6isdzUuVvJA52tA

Agora material de qualidade em PT-BR

Xiao Mandarim – Essa professora é ótima e oferecia aulas gratuitas no seu canal de youtube e instagram. Eu acompanhava e aprendia MUITO. Hoje ela tem um curso online.
https://www.youtube.com/channel/UC5FM9qiDsd1hYl5RXOSG6pQ

Aula de Chinês – Professora Chen é uma fofa, ensina muito bem, provavelmente entende mais de gramática portuguesa do que eu e você juntes e digo isso porque já a conheci pessoalmente e adoro seus vídeos. Seu canal possui em sua maioria vídeos curtos e alguns com foco não só na língua, mas também na cultura chinesa. Ela também possui um curso online.
https://www.youtube.com/channel/UC3lM0AIkVJozi6Fe08BAd7w

Isso é tudo, pessoinha! Espero que as dicas lhe sejam úteis, e lembrando: não precisa usar tudo de uma vez, com calma você vai ver quais são os professores e metodologias que mais te agradam, os podcasts que combinam mais contigo e vai montar sua própria listinha de favoritos. Óbvio que ficou faltando alguma coisa, principalmente ligada à escrita, leitura e fala, mas esse é tema para um próximo post.

Texto por Milena Machado

Revisão por Agatha Franco




Tags:

Sobre o Autor

Milena Machado
Milena Machado

E aí, já bebeu água hoje? Sou Milena, mas pode me chamar de Lena! Adoro estudar idiomas, ler, desenhar, escrever... Na infância quis ser muitas coisas e na fase adulta continuo como quando era criança...

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. Muito Obrigado. Estou voltando a estudar mandarim e não vejo a hora de ficar fluentão!

  2. Great article Lena! Thanks for sharing your Mandarin language learning expertise on the Language Exchange Meet up on Zoom today!

  3. Muito interessante! Tenho alunos que falam mandarim como a primeira língua. Seria bom aprender. (Por enquanto preciso melhorar meu português!)

  4. Eu adoro o popupchinese, é o melhor material que tem para iniciantes praticarem a compreensão oral.

    Também fico contente de ver que a Xiao ganhou tanta projeção, hehe.

    Ah, se eu puder dar uma recomendação(dentre muitas), eu sugiro adicionar o canal Learning Chinese with Rita:

    https://www.youtube.com/c/LearnChinesewithRita

    Ela é excepcional explicando a pronúncia do chinês. E, também, tem muito material interessante sobre alguns sotaques específicos da China.