Por que sentimos medo ao aprender idioma?

Sabe aquele friozinho na barriga ou aquele “bug” mental que te dá quando você está se preparando para aprender um novo idioma? O nome disso é medo, significa que você está saindo da sua zona de conforto e que você está em direção ao novo.

Mas você pode se perguntar, por que temos esse medo? A resposta é simples, as pessoas têm medo do novo, da mudança, porque tudo isso é uma incógnita, é algo desconhecido.

Em outras palavras, a pessoa ainda não viveu o que está por vir, e isso gera dúvidas, a insegurança e, claro, o medo. Mas isso é totalmente normal e comum nos dias de hoje.

Existem algumas técnicas da Programação Neuro Linguística (PNL) que pode te ajudar no momento de falar em outro idioma, por exemplo:

– Respirar e contar de 1 a 10 (isso aumenta a oxigenação no seu corpo, e seus pensamentos ficam mais rápidos);

– Segurar uma caneta. Quando você tem um ponto focal, você descarrega uma parte da energia naquele ponto ou objeto;

– Treinar a fala com você mesmo (Fale consigo mesmo! Pode parecer loucura mas está tudo bem… Você pode descrever suas ações, sonhos, lembranças ou falar sobre algum assunto que você tem em mente).

Entre várias outras técnicas, mas o importante nesse processo é você identificar o medo e controlar ele. 

Lembre-se que daqui a um ano você vai ter desejado ter começado hoje!  Não deixe seu medo te travar. Feche os olhos e siga em frente! E quero te convidar a dar uma olhada na nossa programação de encontros de línguas e caso você ainda não conheça, clique em: https://clubepoliglotabrasil.com.br/encontros-virtuais/


Lembre-se é toda semana e totalmente gratuito. Let’s go?


  • Revisado por Lincon Fonseca.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *