Um pouquinho a cada dia…

Você sabe a diferença que faz fazer algo um pouquinho a cada dia?

Isso se chama hábito, é ter a constância de fazer qualquer atividade sempre. Bem, e o contato com qualquer idioma não deve ser diferente!

Vou contar um pouco da minha jornada em francês, para exemplificar o poder da constância!

No início de 2021, ainda em pandemia e sem prazo para terminar, coloquei como meta aprender uma nova língua. Eu tinha recursos e tempo, decidi ir e fui atrás! Contratei de imediato um curso intensivo em uma das tradicionais escolas de francês no Brasil, foi muito enriquecedora essa experiência, mas foi apenas um mês… E como nunca havia estudado e não tinha base alguma, não me tornei fluente. Na verdade, não consegui desenvolver uma frase em francês.

Porém, não desisti. Procurei por alternativas: seguir canais no YouTube, perfis no Instagram e por aí vai. Sempre tentando manter contato com a língua francesa.

Em abril de 2021, contratei um curso online, que foi disponibilizado todo material sequenciado em uma plataforma online. Nesse curso vi vários pontos fortes: encontros com a professora, mentorias, grupos de interação (clube do livro, conversação)

Pensando bem… foram alguns investimentos arriscados sim mas decidi fazer e não me arrependo de forma alguma. Antes não entendia nenhuma palavra de francês e hoje consigo entender músicas, assistir filmes, desenvolver conversas (inclusive aqui nos grupos semanais de francês).

Hoje compartilho uma pequena conquista, nessa semana terminei meu terceiro livro totalmente em francês! Talvez isso seja quase nulo para você, mas são essas pequenas conquistas que motivam cada vez mais. Temos que celebrá-las sempre.

Não pense que venho estudando horas e horas por dia, mas por volta de 20 minutinhos diários que valem a pena e fazem sim a diferença. Pense nisso! E se você conseguir ter um estudo autônomo ou com suporte de mentorias/aulas, não desista! A jornada não é fácil, mas é extremamente delicioso conquistar cada vitória.

E lembrando que temos nossos encontros para facilitar essa jornada. Consulte nossa programação de encontros em: 

– Lembrando que esses encontros ocorrem toda semana é totalmente gratuito.

  • Texto revisado por Lincon Fonseca

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *